Patrinvest, investimentos imobiliários

Utilizar o próprio imóvel como garantia para obtenção de recursos financeiros tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil. Segundo publicação da revista Exame, Até junho de 2021 foram realizadas 95.293 operações de Home Equity com cifras que ultrapassam os R$12,1 BI, representando um aumento de 65% nos últimos 6 meses.

home equityAinda que 53% dos contratos de Home Equity sejam empregados em construções, reformas e pagamento de dívidas, 12% é utilizado no investimento financeiro e 10% para aplicar em capital de giro e expansão empresarial.

Utilizar o imóvel como garantia é uma modalidade bastante comum para a capitalização. Além do Home Equity, há também a possibilidade de hipotecar ou realizar a alienação fiduciária do imóvel, mas o diferencial do Home Equity é que a propriedade permanece com o contratante. E o melhor de tudo: utilizando o imóvel de sua propriedade para obtenção de recursos tem como vantagem as taxas aplicadas que são bem abaixo que a maioria das oferecidas pelo sistema financeiro por utilizarem o próprio imóvel como garantia.