Patrinvest, investimentos imobiliários

Cenário

Em tempos difíceis, fontes de financiamento tendem a ficar escassas e caras. Para empresas médias, a dificuldade de se garantir financiamento a taxas de juros interessantes é ainda maior em tempos de crédito escasso. Ao mesmo tempo, o capital investido em Real Estate frequentemente escapa à atenção da maioria dos líderes de negócios como uma possível fonte de valor.

Sale & Leaseback

Em contextos assim, Sale and Leaseback emerge como uma alternativa significativa para melhoria de performance econômica por meio da liberação de capital mais barato. Não à toa, tais operações tiveram crescimentos de dois dígitos no Brasil nos últimos 3 anos, com operações na faixa entre US$ 10 milhões e US$ 300 milhões.
Em sua essência, Sale Leaseback segrega o valor de um ativo do valor econômico de sua utilidade por meio de uma transação em que o ocupante proprietário vende a propriedade utilizada em suas operações para um investidor qualificado e então, simultaneamente, aluga a propriedade do investidor comprador.

Confira no video abaixo detalhadamente com funciona esta operação

Benefícios

Com capital liberado imediatamente, diversas aplicações potenciais são possíveis. Conheça os 5 principais benefícos do Sale & leaseback:

01 Capital de giro / crescimento:

Como alternativa de financiamento, os recursos levantados podem substituir empréstimos caros e mesmo o capital próprio em estratégias de crescimento.

02 Otimização de performance:

Líderes de negócio implementando estratégias de geração de valor econômico consideram os benefícios tributários e financeiros de liberar capital mais barato dos ativos imobiliários e reinvesti-lo em seus negócios principais.

03 Preparação para venda:

A maioria dos grupos de Private Equity não estão no negócio de Real Estate; a empresa alvo desses grupos pode completar um Sale Leaseback com um contrato de longo prazo e se apropriar dos recursos da alienação dos imóveis ou quitar dívidas antes da transação de M&A.

04 Alternativa a dívidas de Mezanino:

Típicas rodadas de capital mezanino têm custos totais na faixa de 20%-30%, e têm a desvantagem de comprometer participação societária se não performadas; os recursos de Sale & Leaseback podem refinanciar ou substituir a parte mezanino da estrutura de capital da empresa, evitando a exposição da participação societária.

05 Financiamento a reestruturações e saídas de sócios:

Empresas com dificuldade de liquidez para honrar compromissos ou permitir a saída de um de seus sócios podem olhar para o Sale & Leaseback como alternativa de fonte de capital.

Para outros detalhes sobre esta operação, acesse este link